Antepasto de berinjela

Ei meninas! Mais uma receitinha gostosa e que também serve de presentinho para quando for a casa de algum amigo, para a sogra, aquela amiga querida, sua dentista… enfim quem você quiser agradar de uma forma simples e carinhosa.

Dessa vez a receita é salgada. Antepasto de berinjela. Quem não curte essa delicia? É super fácil de fazer e fica mais gostosa do que comprar pronta.

Vamos lá?

Pegue 2 berinjelas e corte em fatias finas no sentindo do comprimento

Depois coloque as fatias umas sobre as outras e corte em tirinhas finas

Em um escorredor de macarrão alterne camadas dessa berinjela cortadinha com camadas generosas de sal.

Deixe assim por umas 2 horas. Como a berinjela nao será cozida, nem assada, esse processo fará com que ela desidrate e solte aquela agua escura.

Nesse intervalo, pique 2 cebolas, 2 pimentões vermelhos e alguns dentes de alho.

Depois da sua berinjela ter descansado 2 horas, pegue uma panela grande e coloque azeite e doure o alho e a cebola,  em seguida acrescente o pimentão e refogue. Acrescente 1/2 xícara de vinho ou vinagre branco e deixe o alcool evaporar, depois coloque:

A uva passa eu coloquei uma mãozada de cada cor, o pacotinho de orégano foi todo e o vidro de azeitona também foi inteiro.  Também mandei pra dentro da panela, 1/2 vidro de alcaparras que estava dando sopa na geladeira.

Deixe essa mistureba refogar e enquanto isso, pegue sua berinjela que já soltou bastante agua e lave bastante. Coloque num pano de prato limpo e esprema ate soltar toda a água e ela ficar bem sequinha. Desligue a panela do refogado e acrescente a berinjela.

Após esfriar é so colocar em potes de vidro e cobrir com azeite! Não economize e cubra toda   a misturinha, assim seu antepasto durará bastante tempo na geladeira.

Para presentear arrume um pote bem bonito. Esse daí eu comprei na Tok Stok por 15,00. Ele tem fechamento hermético e cabem 750 ml! Como ele já bem bonitão não precisei fazer nenhum acabamento.

Anúncios
Esse post foi publicado em Receitas e marcado , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Antepasto de berinjela

  1. Vilma Zeferino disse:

    Sempre que comia na casa de amigas, eu pensava: Um dia eu pego a receita! E o tempo passou e eu com preguiça de copiar, de imprimir, deixei pra lá.
    Passeando no seu blog, achei o que eu tanto queria por estes dias… um Antepasto de berinjela!!! e muito menos complicado do que eu ouvia as amigas comentando de horas e horas pra fazer.
    Valeu Karen. Agora vou fazer.
    bjão

  2. MARIANA CARNEIRO disse:

    MARIA DAGUILAR : AMEI ESSA SUA RECEITA, FÁCIL DE FAZER E SIMPLESMENTE DELICIOSA. OBRIGADA. MANDE SEMPRE RECEITAS DESSE GÊNERO: FÁCEIS, SABOROSAS E MUITO PRÁTICAS DE SERVIR. MUITO OBRIGADA, KAREN. JÁ FIZ E GOSTEI MUITO. BEIJOS NO SEU CORAÇÃO.

  3. Casal Único disse:

    Olá! Sábado fiz essa receitinha aqui em casa e foi um sucesso! Namorido e eu aproveitamos muito! Obrigada e olha, depois que conheci o blog, não paro de visitar!
    Beijos

  4. Pingback: Comes e bebes | enquantoeliasdorme

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s