Faça seu próprio Wrap Sling!

Eu sou adepta dos tecidos carregadores de bebê desde que Elias nasceu! Antes dele chegar eu já sabia que usaria um! Uma amiga me deu o dela, um wrap sling! E desde o primeiro dia que coloquei o Elias ali, começou uma linda relação com meu bebê. Elias prestes a engatinhar, anda preferindo o chão ao meu colo. Então lembro com muito carinho dele grudadim em mim o dia inteiro!

No primeiro choro em que não sabíamos mais o que fazer, lá foi bebezico para o aconchego do colim do papai. Acalmou rápido e dormiu por horas. Olha a foto do momento. Elias tinha 11 dias de vida!

Depois que descobrimos o poder do sling, ele nunca mais saiu de cena. Meu bebe só entrou em um carrinho depois que ele completou 6 meses. E como eu saio muito ( e sozinha) com ele, queria um carrinho com fechamento estilo sombrinha, bem leve. Geralmente esse modelo só serve para bebes depois de 6 meses, que já se sentam. Então o wrap virou o meio de transporte do meu bebê. Só fui gostando cada vez mais e virei divulgadora dessa maravilha e incentivo muitas mamães a usarem.

Vantagens do Sling

É a maneira mas fácil e natural de integra-lo a sua vida diária.
Não só é prático, como também reafirma a sua capacidade de prover o ambiente mais benéfico possível para ele.

Benefícios para seu bebê

– Choram menos! (43% menos no total e 54% menos durante as horas do dia) *1

– São mais saudáveis! (ganham peso mais rápido, tem melhor habilidade motora, coordenação, maior tonificação muscular e senso de equilíbrio) *2
– Tem uma melhor visão do mundo! (bebês em carrinhos vem o mundo a altura dos joelhos de um adulto)

– Da mais segurança . O bebê tem acesso a comida, calor e amor.
– Ganham independência mais rapidamente! *3
– Dormem melhor! (mais rapidamente e por períodos mais longos) *3
– Aprendem mais! (não são super-estimulados, mais calmos e alertas, observando e participando do mundo ao seu redor) *3
– São Mais felizes! (se sentem mais amados e seguros) *4

Benefícios para você

– Melhora a comunicação entre os dois, já que você se sintoniza com os gestos e expressões dele.

– Cria pais mais auto-confiantes. Não há nada melhor que ter um bebê calmo e contente graças a que você sabe atender suas necessidades.

– É conveniente . Não há incomodidades nem complicações como ter que carregar um bebê-conforto num braço e o bebê no outro.

– Facilita a locomoção. Você pode caminhar por calçadas e terrenos irregulares, ruelas estreitas, subir e descer escadas, entrar a locais com muita gente sem bater em ninguém com o carrinho, etc.

– É saudável para você. Permite você sair para caminhar e respirar ar puro!

– Amamentação discreta sem necessidade de buscar um lugar apropriado para sentar.

– Permite você interagir com outras crianças ou filhos e ainda assim manter seu bebê perto e seguro.

– Mãe e bebê podem sair de casa juntos! Você pode ir a qualquer lugar com seu bebê seguro e acolhido.

– Suas mãos estão livres. Você pode fazer compras, caminhar, passear, ler um livro,  brincar com o seu filho maior ou ainda sair para um lindo almoço na cidade.

– É a solução natural para o sono do bebê. Você acalma e agrada seu bebê com seu calor, sua voz, seus movimentos e o batimento de seu coração.

Fonte: A web do baby sling – www.slingando.com

Eu sempre usei o modelo Wrap e adoro, pois como a amarração dele parece uma mochila, o peso do bebê fica melhor distribuído e não sobrecarrega as costas! Como ele é só um tecido de 5 metros, e o que conta é a amarração. Vou ensinar aqui como fazer um.

Você precisará:

* 5 mts de malha 100% algodão;

* Um pedaço (40 x 45 cm) de um tecido estampado de sua preferência;

* Uma costureira que tenha máquina overloque.

O wrap sling nada mais é do que um tecido de 5 mts por 60 cm de largura. Não pode ter emendas. Tem que ser 5 mts corridos! Esse detalhe é muito importante!!!!!

Como a malha tem 180 de largura dá para fazer 3 wraps.

Corte o tecido na largura em 3 pedaços de  60 cm, e leve na costureira para passar overloque em todos os lados e colocar o pedaço estampado bem no meio do comprimento. Esse detalhe estampado não é só firula, ele facilita na hora de colocar o wrap.

Amarração básica do wrap:

Esta forma se recomenda para Bebês entre 2 e 18 meses, ou enquanto seja confortável para a mãe. Para o uso com recém-nascidos, as pernas podem ser colocadas por dentro do pano.Posição básica no wrap, peito a peito, vertical. Recomendado para recém-nascidos, prematuros e bebês maiores. Se você usa o sling a primeira vez começe com esta posição! Ela é mais segura que a posição deitado, fácil de aprender e mais confortavel para o bebê e quem carrega.Respeite sempre as regras básicas de carregar bebês :- A posição fisiologica do bebê é de cócoras tanto no sling como nos braços.
– Coluna arredondada, em forma de C.
– Bacia voltada para dentro.
– Joelhos na altura do umbigo.
– Amarração firme.
– Carregar principalmente na vertical (peito a peito).
– Bebê na horizontal é reservado somente para amamentação.
– Cobrir sempre de um joelho ao outro, os ombros até atrás da nuca.
– Quando bebê souber sentar sozinho seus ombros podem ficar descobertos.
– Deixe os pés do bebê livres.
– Carregue bebê na altura de beijinhos.
– Carregar face ao mundo é aconselhavél somente alguns minutos.
– Carregar bebê face ao mundo não é fisiológico.
– Face ao mundo bebê recebe estimulos impróprios para sua idade.
– Cubra a cabeça do bebê somente quando ele dormir. 

Outros tipos de amarrações: http://www.slingando.com/index.php/Video/

Você sempre deve ser capaz de ver a cabeça e o rostinho do bebê sem ter que abrir o sling para isso, e ele deve sempre ser capaz de respirar livremente e com facilidade, com o pescoço reto e cabeça em posição neutra (não encostando o queixo no peito).

Para saber maishttp://slingseguro.wordpress.com/perguntas-frequentes-sobre-carregadores-de-bebes-slings/

Olha o que eu fiz, testei e aprovei no meu bebe de 9 kgs.

Se você fizer e virar adepta, volte para me contar 🙂

Esse post foi publicado em hand made e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

36 respostas para Faça seu próprio Wrap Sling!

  1. fernandaguzzo disse:

    Eu virei adepta desde o dia em que vc colocou meu bebê no seu wrap! O meu ficou pronto essa semana! Em breve estarei carne e unha com o wrap!!!
    Valeu pelo incentivo, Karen!
    Bjks!

  2. AnaC disse:

    Eu nunca me adaptei ao sling. Nunca tentei o wrap, mas sabe uma saudade de algo que não houve? É assim que me sinto.

    • no proximo filhote vc tenta o wrap (eu gosto dele pois distribui o peso do bebe pelo corpo da mamae). o negocio é usar sempre até mamae e bebe acostumarem. depois vc nem imagina a sua vida sem!!!! no inicio parece complicado, mas depois só alegria!!!!

  3. Oi,
    tem que ser malha mesmo, vc teria o nome dessa malha pra me passar?, achei que ele era feito de tecido como tricoline!

  4. samanta disse:

    Oi

    Quanto vc pagou no seu?

    Nossa to louca praia fazer um desses pro meu filhote … muito lindo!

  5. Luciana disse:

    menina eu vi os slings pela primeiravez na Ana Maria Braga meses atras quando ainda não estava grávida e agora tenho meu milagrinho e semana que vem ela completa 1 mês de vida e no começo te falo que nem me lembrei disso mas ao pegar onibus pela primeira vez sozinha com ela e quase morrer de pânico ao ver o motorista dar partida de qualquer jeito sem nem me esperar sentar e eu apavorada com medo de derrubá-la lembrei na hora e ao chegar em casa fiz minha primeira tentativa com uma malha que eu havia comprado mesesssss antes pra fazer uma blusa pra mim e ameiiiiii, é confortável e incrivelmente seguro,. não confio nos de argolas só nos wrap mesmo e amooooo…

    amei seu blog e aprendi novos modos de amarrar, obrigada

    bjinhussssss

  6. Luciana disse:

    ameiiiiiiiiiiiiiiiii teu blog

  7. Marisa disse:

    Acabei de cortar o meu! Consegui amarrar certinho com o vídeo. Adorei e minha bebê dormiu rapidinho! Pena que agora está muito calor… Acabei colocando ela no berço, mas pode ter certeza de que quando for sair aqui por perto de casa, em alguma lojinha que não conseguia entrar por causa do carrinho, com o Wrap sling vou poder entrar sem ter que ir com mais uma pessoa pra ficar olhando o carrinho lá fora!!! Agora só falta costurar o tecido colorido e ensinar meu marido a usar também!!! rsrsr Beijos e obrigado pelas dicas!!!

    • que bom marisa!!!!

      quando vc pegar o jeito do wrap, nunca mais vc vai querer usar o carrinho, até hje eu não me dou bem com esse trambolho!!! Coloque seu filhote só de fraldinha quando usar o sling, que ameniza bem o calor! Muito bom ensinar o marido, aqui em casa o papai do elias slingou muuuito!
      bjokas

  8. Mara Núbia disse:

    Vou fazer o meu com certeza! Meu bb já tem 34 dias mas vou providenciar o mais rápido possível.

  9. Pingback: Post especial para recém nascidos!!! | enquantoeliasdorme

  10. Andresa Oliveira disse:

    Vou fazer o meu, so me tira uma duvida, eu nao quis comprar o colete porque achei que iria prejudicar a coluna, eu tenho problema na coluna e o sling nao prejudica, aguaro resposta.

  11. Virgínia disse:

    Como faço para carregar o meu Miguel de 22 dias? Já fiz meu próprio sling wrap seguindo as suas orientações!

    • ei virginia!!!!! assista ao video com as instruções de como carregar seu filhote que tem aqui nesse post. esse video aqui, tbm ensina a colocar um recem nascido:

      coloque o video, e vai fazendo acompanhando (na frente do espelho ajuda bastante). no inicio peça alguem para te ajudar com o bebê, com a prática vc vai conseguir colocar seu filhote sozinha!!!!
      Tem que fazer várias vezes até aprender e se sentir segura!!!! Depois volte aqui para me contar se conseguiu, se quiser, podemos conversar por video no facebook e eu te dou as instruções ao vivo!!! Bjokas e boa sorte! Insista que dá certo!!!

  12. Ana Dias disse:

    E para gémeos, aconselha??

    • ana, eu já vi uma mamãe usando gemeos no wrap sling, mas só dá para os primeiros meses mesmo, enquanto eles são miudinhos! Olha aqui esse video onde uma mamae ensina a colocar os babies:

      e esse outro aqui tbm:

      quando eles estiverem maiorzinho, faz dois e alterna os bebes ou usa junto com o papai!

      bjokas

  13. Suzana disse:

    Olá adorei seu blog,desculpa pergunta de que cidade vc é? Quanto vc pagou no metro da malha? estou louca para fazer meu wrap.
    bjs aguardo resposta.

    • ei suzana, sou de BH, nao lembro exatamente quanto paguei no metro da malha, mas sei que no final somando o valor que paguei para a costureira arrematar a malha pra mim, lembro que ficou por 33,00 cada wrap. A malha tem largura de 180 cm, deu para fazer 3. Bjokas

  14. Suzana disse:

    Há vc pode colocar uma foto de como fica a barra do wrap aonde passa a overloque.

    • suzana, nao tem mistério não, peça para a costureira passar o overloque na pontinha da malha, para que a malha não desfie, não precisa dobrar nem nada! eu não tenho mais o meu wrap, emprestei para amigas, pois o Elias não usa mais!
      bjokas

  15. Natacha disse:

    Olá!!!
    Adorei o blog e, com suas dicas, fiz o meu wrap. Só que agora estou com um problema… rsrsrs..
    Meu bebê tem 2 meses e 1 semana e ainda não está com o pescoço durinho, mesmo tentando a posição peito a peito com os pezinhos pra dentro do pano, ele fica com a cabeça super inclinada para trás. Será que é normal??? Estou fazendo algo de errado??
    Postei essa mesma pergunta num fórum e coloquei uma foto de como ficou a cabecinha dele, segue o link para que vc possa ver a foto.

    http://www.e-familynet.com/phpbb/wrap-sling-com-bebe-de-2-meses-ajuda-t732405.html

    Quero muito usar o sling, mas agora fiquei insegura por causa da cabecinha dele. Por favor, me ajude!!
    Bjos!!!!

    • ei natacha! vi a foto, vc tem que colocar a cabecinha do seu bebe dentro da faixa, para sustentar a cabeça, nessa idade ele nao pode ficar com a cabecinha livre , pois nao tem controle do pescoço. olha aqui essa foto:
      http://goo.gl/R5eAB é assim que seu bebe tem que ficar!
      bjokas e qq coisa me chama novamente!!!

      • Natacha disse:

        Olá, Karen!!

        Infelizmente fiquei um tempo sem acesso a internet e a foto não está mais disponível. Eu tinha tentado colocar ele com a cabeça dentro do pano, mas ele não gostou muito, ficava se esperneando até conseguir se livrar… rsrsrs
        Em todo caso, estou passando para agredecer a atenção e avisar que já estamos nos dando melhor com o wrap. Ontem ele completou 3 meses e está ficando com a cabecinha mais firme. Quando uso o wrap, estou deixando a cabeça dele pra fora do pano mesmo e quando vejo que ele está muito inclinado, seguro a cabeça, assim ficamos mais seguros e ainda me sobra uma mão livre….
        Mais uma vez, obrigada pela atenção!!!
        Beijos!!!

  16. Simone disse:

    Karen socorre nós…rsrsrs minha princesa tem 5 meses e quase 7 quilos um wrap daria pra manusiar bem?e outra coisa que malha é essa…?rsrsrs

    • ei simone dá sim!!! o wrap é bom que distribui o peso pelos ombros como uma mochila! a malha é a 100% algodao (na verdade é 95 ou 98 de algodao e o resto de elastano). é só pedir a malha 100% que o vendedor te mostra. ela é bem facil de achar!!!
      bjokas

  17. Léa Matos disse:

    Comprei um sling mas minha bebê chorou muito, acho-o muito quente. Quero usar mais pois minha nenem chora muito, é muito inquieta e dorme pouco.

  18. Andresa disse:

    Quero fazer um pra mim também , minha bebe já tem 1 ano, mas pesa só 9 kg, e nos vamos viajar na Páscoa , só eu e as duas, tenho outra de 7 anos. Então acho que vai ser uma boa ajuda carrega lá no sling. Mas tenho uma duvida. Esse tecido que irei colocar no meio, e de malha também? Ou e tecido plano? Como um algodão ? E esse sling de malha da pra carregar ela nas costas? Vi um vídeo no youtube de uma mae coreana, acho, ensinando varias posições no wrap, só que o dela era em tecido plano. E gostei da posição nas costas.

  19. Pingback: SLING – FAÇA O SEU | Enciclopédia do Bebê

  20. Pingback: Post especial para recém nascidos!!! - Enquanto Elias Dorme

Deixe um comentário

