Ganhando tempo na cozinha! 3 em 1

Quando Elias nasceu, minha mamãe querida veio ficar comigo! Durante 50 dias ela foi uma companheirona! Cuidava da casa, do elias, de mim com uma tranquilidade impressionante. Uma mãe tão legal que não interferiu em nenhuma escolha minha de maternagem. A mamãe dos sonhos!!!!

Quando a mamãe foi embora. Cuidar da casa, nenem e todas as outras coisas era impossivel, arrumamos uma faxineira que vinha 2 vezes na semana e lavava roupa, cozinhava e limpava! Assim eu conseguiria manter uma ordem em casa, me alimentar direito e descansar!!!

Mas depois de quase 7 meses, a faxineira me abandonou! Que desespero!!!! Limpar a casa, fazer papinha do Elias, fazer a minha comida. Fiquei quase 1 semana sem me alimentar direito. Pois tive que adaptar a nova rotina! Mas nessa vida tudo se ajeita… Foi da necessidade que essa receita saiu!

Uma amiga me mandou o site da Pat Feldman, que é culinarista, tem dois filhos e é super adepta da alimentação saudavel. Fiquei horas lendo um monte de receita, dicas de alimentos, congelamento. Peguei uma dica aqui, outra acolá coloquei a mão na massa e a alimentação do Elias mudou e a minha também! Ele que não andava curtindo muito as papinhas que eu inventava passou a comer suuuper bem, até abre a boquinha querendo mais (coisa mais bonitinha)!!! Vamos aprender a fazer uma papinha saudável, congelar o restante e ainda preparar o seu almoço?

Papinha de Abobora + Mandioquinha- Sabor frango

Lavar bem com limão e depois água corrente!

Pode usar carne, peixe, fígado (só que esses não precisam da etapa do forno). Refogue e coloque para cozinhar

Fazer uma cama com cebola, cenoura, alho poró ou o que você quiser! Na foto essa caminha está defasada, pois não tinha muita coisa na geladeira nesse dia. Levar ao forno por uns 30, 40 minutos.

Não precisa esturricar a pele do frango. Só dar uma douradinha!

Coloque tudo numa panela e cubra com água. Deixe uns 40 minutos cozinhando. Vá completando a água durante o cozimento, para que você tenha um bom caldo no final.

Quando estiver faltando uns 10 minutos para o cozimento acabar, coloque os legumes para cozinhar no vapor da própria panela do frango. usando esse acessório:

Se você não tiver, pode usar uma peneira! Esse meu, veio no jogo de panelas que ganhei!

meia mandioquinha + mais umas 2 fatias de abóbora (de tamanho pequeno). Aqui também você pode fazer a mistura que quiser!

O Elias curte muito a textura de purê, então eu deixo cozinhar até elas ficarem bem macias quase desmanchando e amasso no garfo junto com o caldo de frango.

Depois é só colocar uma colherzinha de café (+ ou -) de manteiga e outros temperinhos que quiser. Acho que é um erro subestimar o paladar dos pequenos e não caprichar nos sabores. Elias passou a comer muito mais depois que a comidinha dele ficou cheirosa e saborosa!

DICA:  Não tempere todo o legume amassado. Deixe para temperar no momento que for consumir a papinha.

CONGELAMENTO: A Pat Feldman testou potes de vidros, mas vários quebraram então ela passou a usar pote de plástico. Fiquei pensando em qual embalagem usaria! Veio o insight daquele potinho coletor para exames,  (não precisa ficar com nojinho!!!). O tamanho certo, bonitinho e ainda por cima já esterelizado!

Na araújo (aqui em BH) custa 1,60 cada.

Um tamanho ótimo! Fácil e prático de guardar na geladeira e de transportar!

Deixa congelar antes de tampar.

Anote o sabor e a data que congelou.

Minhas papinhas lindas, cheirosas e saborosas!!!! 

A idéia não é fazer papinhas e congelar para 6 meses de uso. É apenas guardar o que sobra  usar em dias que está sem tempo, com preguiça, vai sair de casa…

Descongele lentamente, esquente em banho maria e acrescente a manteiga e outros temperos que preferir na hora de servir. Para a papinha ficar com aquele saborzinho especial!

ALMOÇO DA MAMÃE: Deixe o arroz já pronto. As verduras já estarão limpas e armazenada (como eu ensinei AQUI) e use a carne que usou para fazer o caldo. Que já estará com legumes cozidos só é necessário colocar sal!

Papinha do filhote + papinha para dia de preguiça + almoço da mamãe = combo perfeito para quem cuida da casa e do filhote e não tem tempo pra nada!

Esse post foi publicado em Papinha de Bebê, Receitas e marcado , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Ganhando tempo na cozinha! 3 em 1

  1. Clarissa disse:

    ficou ótimo o post Karen! amanha vou testar essa receita!
    =*

  2. Carol Flor disse:

    Ei Karen, adorei seu blog, vou visitar muito para pegar essas lindas idéias criativas!

  3. Thais disse:

    Uma boa dica é congelar em formas de gelo. Dá pra tirar da forma depois de congelada, por em saquinhos de ziploc com data. Eu fazia alguns sabores diferentes separados e ia misturando um cubinho de sopa de feijão com um de papinha de cenoura, etc. Eu fazia as papinhas no final de semana pra usar durante a semana qnd não tinha tempo de fazer comida toda. 🙂

Deixe um comentário

