Quarto Elias

Quando meu bebê nasceu eu já sabia que ele não dormiria longe de mim! Amamentar de madrugada não é fácil! Para facilitar coloquei uma caminha ao lado da minha e assim quando ele acordava eu o pegava, ele mamava e rapidinho eu já estava dormindo novamente! Assim se passaram 9 meses… E eu senti que era hora dele ir dormir em seu quarto e não mamar mais de madrugada!

Nas minhas andanças pela internet eu vi um quarto de bebê onde não havia berço, o colchão era colocado diretamente no chão, os brinquedos, prateleiras ficavam na altura do bebê. Eu achei aquilo tão lógico e legal que fui pesquisar mais… Assim eu descobri Maria Montessori, que defendia que o caminho do intelecto passa pelas mãos, porque é por meio do movimento e do toque que os pequenos exploram e decodificam o mundo ao seu redor. E para isso é preciso dar autonomia para que os bebês explorem tudo ao seu redor! Fiquei tão empolgada que entrei para o grupo no facebook chamado Montessori para mamães e acabei virando moderadora, pela disponibilidade de estar sempre on line e pelo meu interesse crescente em aprender mais sobre estímulos de bebês e crianças.

Então pesquisando e trocando idéias com outras mamães eu montei o quarto do Elias que irei mostrar para vocês!

Berço no chão: Para que o bebê tenha liberdade de movimento. Quando acorda não precisa que alguém vá retirá-lo para começar as suas atividades! Eu coloquei esse outro colchão na frente, pois bebês que estão em fase de engatinhar costumam andar enquanto dormem. Assim ele não iria acordar no tapete!

Tapete feito com vários tapetinhos de retalho. Escolhi esse, pois li alguns links falando que aquele tapete emborrachado (EVA) vai ser totalmente proibido na Europa até 2013, por conter substanâncias tóxicas em sua composição! Então nem pensei em colocá-los no quarto do meu baby!

Cantinho dos brinquedos e livros!!!

Enfeite de Porta na altura do bebê.

Elias brincando com seu nome. Eu bordei com linha em diferentes alturas para dar volume e textura!

Barra de Madeira para ajudar a se levantar e estimular o caminhar!

Essa é daquelas barras de cortina que eu apliquei a 40 cm do chão. É necessário prender a barra com fita adesiva onde ela é encaixada, para que não rode em falso e o bebê caia! Tem que ficar bem firme!

Olha Elias em ação:

Brinquedinhos na barra para despertar o interesse.

Espelho

Como ele já fica em pé coloquei na vertical, atrás da barra. Se seu bebê ainda não se levanta pode colocar na horizontal. Estimulo visual fantástico! Ele adora ficar fazendo caras e bocas!!!

Lendo um livrinho.

Elias adorou o novo quarto. Anda dormindo bem, não chora quando acorda. Simplesmente ele sai e já vai pegar algum brinquedo ou então se arrasta até o meu quarto! Alguns minutinhos a mais de sono é bom demais!!!!

IMPORTANTE:

Ao montar um quarto onde o bebê tem autonomia para se locomover sem supervisão de um adulto, o cuidado tem que ser redobrado com a segurança! Não pode ter nada que o bebê possa se machucar, como quinas, vidro, brinquedos pequenos que podem ser engolidos, degraus. O espelho tem que estar bem preso! E feche as portas do banheiro, cozinha ou outros cômodos que não estão preparados para um bebê explorar!

Esse post foi publicado em Decoração Casa e marcado , , , , . Guardar link permanente.

20 respostas para Quarto Elias

  1. Hulla disse:

    karen estou mega feliz pela sua iniciativa em decorar o quarto do seu baby de forma interativa. vou te indicar pra umas amigas decoradoras. As idéias são fantasticas. eu adorei. depois vou te visitar. e como o elias é uma criança super ativa imagino o tanto que ele deve adorar ficar neste quartinho. bjs maninha

  2. laura disse:

    Fantastico! Parabens Karen!!!!!

  3. Bruna Rosa disse:

    Lindo o quarto! Adorei a idéia do varão para o bebê apoiar. Vc tem o link da noticia sobre a proibição dos tapetes em eva na Europa? Vc organiza brinquedos dentro de baldes? é isso mesmo? e ñ cai? Ainda fico c o pé atrás sobre o espelho, o Elias tem qtos meses? Não joga coisas no espelho? Adorei mesmo.

  4. Taise disse:

    Simplesmente ameiiiiii!!! estou começando as adaptações por aqui tb!!!

  5. Iara disse:

    Muito legal Karen!!!

    Adorei a estante feita de baldes e a placa com o nome do Elias, e por falar nele, ele está cada vez mais parecido com a mãe rsss

    Beijos

    Iara

  6. Sandrinha Couto disse:

    Parabéns Mamãe Karen!! Fico apaixonada com toda sua toda sua dedicação em atender às necessidades do seu baby.. sobre o tapete, eu usava edredons, sempre coloridos no quarto e um mais discreto q substituía muito bem o tapete da sala… Minha pequena se esbaldava com toda a liberdade e aos 8 meses andou pela 1ª vez!… sem nenhuma pressão! Também adotamos brinquedinhos domésticos… na verdade Júlia se divertia muito mais com uma garrafa pet com água colorida que rolava por todos os cantos da casa do quê toda aquela parafernalha eletrônica, colorida e cheia de plásticos que insistíamos em comprar.. risos…É bom demais vê-los felizes e descobrindo cada pedacinho da casa, cada objeto, cada som… uma delícia não é mesmo!? Infinito prazer ser Mamãe!!!

  7. Fabiane disse:

    parabens karen desse jeito vc vai acabar escrevendo um livro com todas essas dicas p bebes pois criatividade e iniciativa nao lhe faltam sem contar essa paixao pelo elias mas ele e mesmo apaixonante, lindo coisa mais fofa da tia esse quartinho ficou mesmo mt especial,os tios e primos qualquer dia desses vao ai p conhecer o novo quartinho e brincar mt c ele bjosssssss!!!!!!!

  8. Daniela Maria Tonidandel disse:

    Karen, olá meu nome é Daniela Tonidandel, sou educadora e trabalho com crianças de 1 a 2 anos.
    Adorei suas ideias, algumas já colocamos em prática em nossas salas, a proposta de berços baixos são

    maravilhosas não? Eu adoro. Que possamos trocar mais ideias

  9. Aline disse:

    Adorei seu blog, a pouco tempo entrei no grupo Montessori do face, e estou tentando (como dá) adaptar umas coisas aqui em casa. Parabens, vou continuar acompanhando 🙂

  10. Júnia disse:

    Ahhhhhhhhhhhhh Karent!! Prêmio mamãe inovadora e criativa!! Parabéns amiga!!!

  11. Lidia Lopes disse:

    Parabéns Karen. O quarto ficou lindo e muito criativo. O Elias parece também estar adorando e curtindo muito. Bjs.

  12. Paoliane disse:

    Ola ficou muiti bunitinho mesmo, tbm to no grupo do Face, to atras de ideias para quarto de menino com 3 anos de idade, se vc tiver alguma coisa me manda ta. Beijim Parabens

  13. eduarda disse:

    que legal esse site

  14. Olá karen,

    A caminha dele parece bem baixinha, onde você conseguiu comprar. Não quera colocar o colchão diretamente no chão. Abraços

Deixe um comentário

