Consumismo Infantil

Outro dia conversando com minha amiga sobre a rio +20, falei que acho esses encontros mais circo do que possibilidade de mudanças reais no nosso planeta. As pessoas acham que levar ecobag no supermercado e reciclar o lixo bastam para um desenvolvimento sustentável. Mas o buraco é mais embaixo, beeeem mais embaixo.

Essa tirinha é fantástica e é exatamente o que penso quando vejo essas pataquadas de encontros em prol do meio ambiente!

O que que adianta reciclar o lixo, se você tem 50 calças jeans no armário? Para que tomar banho de 5 minutos se troca o celular a cada 6 meses? Hoje em dia o consumismo é uma coisa absurda. Gente que rala igual mula velha para poder comprar produtos que estarão defasados em 6 meses.

Esse consumismo é aprendido desde criancinha. Você já parou para pensar na quantidade de brinquedos, roupas e apetrechos seu pimpolho tem? Ele precisa disso tudo mesmo? Pensando nisso resolvi colocar lado a lado todos os brinquedos do Elias. O resultado foi esse aqui:

Separando…

Ao longo de 10 meses de vida do meu pequeno, comprei apenas 10 brinquedos!

A maioria esmagadora de brinquedos do Elias ele ganhou, uma parte boa são embalagens e alguns poucos adquiridos por mim! Acho que estamos bem de brinquedos, nada exagerado.

Quando ainda estava grávida lembro de ter visto a foto de um quarto de um bebê de 1 ano e achei que era de uma creche. Havia brinquedo para umas 20 crianças brincarem tranquilamente! Fiquei horrorizada com o exagero!

Se queremos um mundo melhor temos que começar a ensinar nossos filhos a serem menos consumistas. Será que você está realmente interessada em um mundo mais harmônico????

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Consumismo Infantil

  1. Iara disse:

    Queria tanto ter sua criatividade e disposição! Acompanho o blog há um tempo e uma vez até te vi no Boulevard Shopping, quis ir falar oi mas fiquei com vergonha. O mais engraçado é que vi o Elias no carrinho e pensei: “conheço este bebê!”. No segundo seguinte falei em voz alta: “é o Elias”. Achei bem engraçado. Bjs, Iara

    • ei iara! menina, devia ter me chamado. eu sou gente boa, nao precisa ficar com vergonha nao. na proxima vez que reconhecer o Elias vc me para hein?
      A disposição é o principal elemento para brincar com bebes. A criatividade é só vc vir aqui no blog e se inspirar!!! bjokas pra vc!

  2. piscardeolhos disse:

    Oi, Oi!
    Quanta criatividade, menina!
    Sorte do Elias (e sorte da mãe que o rapaz DURMA, assim ela tem tempo pra mostrar suas criações belezura pra gente, ueba!)
    Será que você tem como entrar em contato comigo no email que aparece no comentário? Não encontrei nenhum email de contato aqui no blog (é favor desconsiderar minha cegueira gravídica?).
    Obrigada e beijão,
    Roberta

  3. Pingback: Criança e Consumo « Calesita – Blog

Deixe um comentário

