Post especial para recém nascidos!!!

Quando Elias nasceu, eu tive uma grande dificuldade em amamentar. Tudo que tinha para dar errado deu… Meu peito esfolou, tive mastite, quase surtei, mas o desejo de amamentar e nutrir meu filhote foram maiores e depois de muita luta eu venci. O que que isso tem a ver com o post?? É que foi numa visita de uma enfermeira, que ela me apresentou o DvD do pediatra americano Harvey Karp: O bebê mais feliz do pedaço (tem livro também)! Ele criou a Teoria da Extero-Gestação: os bebês humanos nascem tão imaturos que seria benéfico, durante os 3 primeiros meses, reproduzir o ambiente uterino para que assim ele tivesse um lugar seguro para se acalmar quando precisasse! São 5 métodos que despertam o reflexo calmante:

1. Pacotinho ou casulo (embrulhar o bebê apertadinho)

Como foi aqui em casa: Eu comecei a fazer o casulinho e o sono do Elias melhorou muito, principalmente nas sonecas de dia. Ele usou até 4 meses e 1/2, quando começou a amanhecer todo embolado, era a hora de retirar! Assim como veio, foi!!! Se seu filhote der sinais de que não curte, não insista!!!

Video ensinando a fazer o charutinho:

2. Posição de Lado

Como foi aqui em casa:Essa eu quase não usei especificamente. Essa posição eu conseguia usando o sling, que também cumpre o método 1 e também o 5). Leia AQUIsobre os benefícios do Sling e aprenda a fazer um.

3. Shhhh Shhhh – O som favorito do bebê

Como foi aqui em casa: Esse método é o mais poderoso e parece mágica! Usamos secador de cabelo, chiado de rádio, torneira aberta (lembro bem da cena: eu sentada no vaso com a torneira aberta e ninando o Elias) Ele se acalmava, conseguia mamar, e voltava a dormir! Muito rápido e sem chororô. Até que um dia eu baixei um arquivo de 50 minutos de barulhinho de chuva. Colocava no repeat e dormíamos todos como anjinhos!!! Uma dica é colocar o arquivo no celular e você tem o barulhinho onde precisar (sempre que usar o celular como tocador de musica perto do bebê, use no modo voô). Quando os bebês são novinhos eles dormem em qualquer lugar! No meio de uma festa, de uma roda de amigos. mas isso muda com o tempo e chega um dia que eles precisam de concentração para dormir. O barulhinho ajuda quando você está fora de casa e o baby precisa tirar sua soneca revigorante!

4. Balanço

como foi aqui em casa: O balanço usado, foi conseguido através do sling. Onde eu ia, Elias ia pendurado em mim! Usamos muito dentro de casa também! O marido slingou muito, depois que chegava em casa, era a hora dos dois! O sling cria um laço muito forte entre os pais e os filhotes. Eles se sentem protegidos, seguros!

5. Sucção

como foi aqui em casa: Como dito lá em cima, um machucado enorme no peito me fez adotar a chupeta para os momentos de sono do Elias. Aqui em casa eu fiz um uso, digamos assim, consciente da chupeta. Quando o bebê adormecer, retire a chupeta. Quando estão maiores e já conseguem acha-la no berço, assim que ele acordar fale que a chupeta é só para dormir, e já saia do quarto sem ela! Nunca use aquele prendedores, para que a chupeta não fique a disposição! Não use a chupeta como cala boca de neném e nem ache que todos os bebês precisam dela!!!

Leia mais sobre extero-gestação AQUI.

Aqui o dvd disponível no youtube:

Aqui em casa nunca teve choro descontrolado!!! O sling e o chiado resolveram todos os problemas!!!! Teste ai com seu filhote e depois volte aqui para me contar!!!!

Esse post foi publicado em Dicas para Bebês e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Post especial para recém nascidos!!!

  1. Tatiane disse:

    Que legal essa forma de contar! Que lindo seu blog. Parabéns.

  2. Tatiane Morais disse:

    Eu gostaria do arquivo do barulho de chuva… onde encontrou????
    Obrigada

  3. Eita que aqui usamos a mesma técnica, comprei o livro, e foi excelente, baixamos um som de útero que foi para no celular do pai e no celular da mãe, nos dias difíceis meu marido ficava com um dos gêmeos em um quarto e eu com o outro no outro, tudo o que ouvia era o som do útero e eles se acalmavam.
    Ótima dica…
    Beijos

Deixe um comentário

