Bagunça

Outro dia uma leitora do blog me mandou uma mensagem pelo facebook falando que a amiga tem um filhinho de 2 anos que faz a maior bagunça, espalha tudo pela casa e não junta nada. A mãe estava ficando maluca! Ela me perguntou se Elias era organizado, pois nas fotos aparecia tudo arrumadinho (mulher de fotógrafo, sabe que para uma boa foto é preciso produção, hehheheeh) e que queria ler sobre isso  aqui no blog.

Então vamos lá! Eu não sou uma pessoa encanada com organização, as coisas não precisam estar sempre em seus devidos lugares! Isso facilita muito na hora de entender a bagunça dos filhos e ter calma para esperar o dia em que ele será uma pessoa organizada!

Quarto do Elias no final do dia:

Ele consegue tirar TODOS os brinquedos e até o colchão do lugar

Nessa idade os bebês não sabem guardar seus objetos. Mesmo com 2 anos é uma expectativa irreal esperar que seu filhote consiga brincar e guardar seus brinquedos sozinho. É necessário saber as etapas do desenvolvimento infantil para que não esperemos mais do que o filho pode oferecer.

Dos 0 aos 3 anos, tudo que o bebê precisa são estímulos para adquirir liberdade de movimento e de satisfação de suas necessidades básicas. Importante nessa idade é proporcionar atividades em que a coordenação motora será estimulada. Aprender a andar , subir, escalar, manusear talheres, objetos, atividades práticas do dia a dia…Claro que dá para começar a ensinar algumas coisinhas de organização, mas é preciso muita paciência e persistência!

Algumas dicas:

* Planejar o ambiente de forma que ele seja naturalmente organizado, com espaços livres para o bebê possa se locomover com facilidade;

* Evite mudar os brinquedos de lugar, tenha sempre um lugar certo para guardar todos os brinquedos;

* Envolver a criança no processo de organização (mesmo que ela não faça, ela estará assimilando);

Por aqui o que ando ensinando para o Elias que está com quase 16 meses e eu vejo que ele assimila: guardar o sapato quando chegamos em casa, catar papéis (que já mostrei aqui nesse post), quando tira a roupa para tomar banho, colocar no cesto de roupa suja, jogar a fralda suja na lixeira. Sempre com a presença da mamãe e estímulo, ele ainda não faz sozinho e muitas vezes ele não quer saber de nada.

Um ensinamento que foi bem útil e que Elias assimilou super bem e faz sempre é jogar a casca da uva em um potinho. Ele jogava a casca no chão, até eu ensiná-lo. Isso ele já faz sozinho e até reclama se eu me esqueço do potinho.

O mais importante é respeitar o ritmo da criança! Se ela foi capaz de guardar uma única peça do brinquedo dentro da sua caixa correspondente valorize esse movimento e guarde o resto sem deixar acumular e sem exigir da criança algo que ela ainda não assimilou. Se a criança já demonstra condições de guardar mais de uma peça estimule ela a fazer o que ela já é capaz de fazer! O segredo é observar o que já foi assimilado e nem exigir pouco nem demais! Cada coisa a seu tempo!

Então não se desesperem com seus pequenos furacões, é normal essa bagunça toda. Uma dica é tentar abstrair para que você não fique muito focada nisso e fique irritada atoa, pois seu filhote não tem culpa de ser um bagunceiro de mão cheia.

Fonte: http://www.montessoriefamilia.blogspot.com.br/

Esse post foi publicado em Montessori, Organização e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Bagunça

  1. robertarez1 disse:

    Acho que vai muito de exemplo também, né? Digo por mim mesma, sempre fui chamada de bagunceira, sempre! Mas meus pais são bem bagunceiros também, como que eu num ia ser?
    Com meu pequeno tento manter as coisas em ordem (e é difícil, mais por mim do que por ele), o quarto também fica assim no fim do dia, mas às vezes vou arrumando enquanto ele brinca e explicando para ele que é bacana deixar organizado.
    Uma coisa que ele assimilou bem é que determinadas coisas tem que guardar, tem um carrinho de infância do pai que fica junto com os dvds num rack na sala, eu deixo ele brincar (ele mesmo abre e pega), e quando vejo que não quer mais ou vamos fazer outra coisa, falou sobre guardar, para não estragar e tals. Com os dvds (são jogos do pai também, mas um é dele só para ele não mexer nos do pai) a mesma coisa, os do pai ele vê na minha mão e eu guarda, o dele, ele brinca e depois tem de guardar (eu ajudo quando ele não faz por conta). Mais de uma vez ele já guardou o carrinho e o dvd dele sem eu nem falar (e sim, eu fico toda babona).
    E acho que liberdade também é bacana, essa semana ele pegou a meia limpa dele do outro quarto e trouxe para cômoda dele (!!!), é uma coisa que ele me vê fazendo e fez por repetição, normalmente eu não deixava ele pegar a roupa limpa lá (tinha o costume de pegar e esfregar no chão para limpar hoho), mas deixei para ver e ele fez isso! Aplaudi e agradeci por ter guardado (no lugar errado, mas na comoda dele mesmo).
    Enfim, acho que vai da persistência e do exemplo, e também de não tornar uma coisa chata, uma obrigação. Mas um momento gostoso que faz parte do brincar. Ao invés de “TEM QUE GUARDAR OS BRINQUEDOS, MENINO BAGUNCEIRO” transformar em “Já brincou? Então, vamos guardar tudo para quando voltarmos para brincar ficar fácil de achar. Mamãe te ajuda, vem”.

    (PS: Tenho mania de escrever mto desculpe)

    • ei roberta é isso mesmo, tem que dar exemplo e ão fazer da tarefa uma coisa chata. mas aqui comigo já foi o contrário, minha mae e meu pai são super organizados, minha mãe adora arrumar as coisas e eu sou suuuuper bagunceira, então tbm vai um pouco da personalidade de cada um, ate pq la em casa nunca teve empregada e eramos sempre nós que arrumavamos tudo! eu faço bagunça, mas depois quem tem que arrumar sou eu mesma!
      adorei seu depoimento (adoro comentarios grandes, kkkkkk)
      bjokas

Deixe um comentário

